jusbrasil.com.br
4 de Dezembro de 2021

Quais são as perspectivas para quem quer advogar no Direito de Família?

Rafael Lemos, Advogado
Publicado por Rafael Lemos
há 9 dias


O QUE É O DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES?

Direito de família é o ramo do Direito Civil que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, têm como conteúdo os estudos do casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, alimentos, bem de família, tutela, curatela e guarda.

Dentro do Direito de Família, encontramos o Casamento, que é a união voluntária entre duas pessoas, formalizada nos termos da Lei, com o objetivo de manter uma plena comunhão de vida.

A matéria está regulada no Código Civil Brasileiro de 10 de Janeiro de 2002, nos artigos 1.511 a 1.783 (Livro IV - Do direito da família) e de 1.784 a 2.046 (Livro V - Do direito das sucessões).

Ela disciplina, ainda, a necessidade de contrato entre conviventes, regimes de bens e sua mutabilidade, entre outras matérias.

Também parte deste ramo do direito, ainda que não positivada (publicada em norma escrita) é aquela referente aos esponsais, fase anterior ao casamento conhecida principalmente por noivado e que pode gerar efeitos jurídicos.

QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DE UM ADVOGADO OU ADVOGADA NO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES?

Todos os casos relacionados ao Direito de Família possuem uma peculiaridade: envolvem sentimentos e, muitas vezes, emoções fortes.

Basta pensar que são situações delicadas, muito relacionadas a conflitos familiares e momentos cruciais da vida de uma pessoa. Por isso, é essencial que as famílias procurem um profissional do Direito neste momento.

O Advogado de Família cuida das questões jurídicas do caso, mas também precisa ter a sensibilidade para entender os aspectos emocionais presentes em cada situação, auxiliando seus clientes a tomarem atitudes e decisões corretas e pautadas na lei, sem se deixarem levar sentimentos envolvidos.

As atribuições de um advogado em direito de família são aquelas inerentes ao escritório de advocacia e a atuação nas varas de família dos Foros.

Envolve a produção e publicação de artigos, captação e atendimento de clientes, elaboração de peças jurídicas, atualização doutrinária e jurisprudencial, suporte ao cliente, realização de cursos, especializações e mentorias.

QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO?

Existem duas formas, ou maneiras, em que o profissional de direito pode atuar no Direito de Família.

A primeira forma é a judicial, nos casos litigiosos ou consensuais em que há interesse de menor ou incapaz, ou seja, aqueles que envolvem disputas e o Poder Judiciário.

Aqui, o Advogado assume o papel de procurador e, a partir disso, elabora petições, levanta provas, cumpre prazos, despacha com o juiz, participa de audiências, entre outras tarefas.

No entanto, também há casos em que as partes preferem partir para um acordo, sem envolver o Poder Judiciário, atuando de forma extrajudicial Nestes casos, o papel do Advogado de Família também é de grande relevância, pois este atua como um mediador e um facilitador do processo.

O profissional de direito que atua nesta área pode lidar com as seguintes matérias:

• Divórcio;

• Pensão alimentícia;

• Guarda de filhos;

• Regime de visitação;

• Partilha de bens;

• União estável;

• Acordos pré-nupciais;

• Inventário;

• Testamento;

• Doação de bens;

• Adoção;

• Investigação de paternidade, etc.

Além de trabalhar com uma diversidade de casos, o profissional tem ainda um relevante desafio: como não existem famílias iguais cada caso possui suas particularidades, conforme as pessoas envolvidas. Daí a importância do profissional de direito ser flexível e saber identificar as reais necessidades dos seus clientes para poder orienta-los da melhor forma possível.

QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O PROFISSIONAL DE DIREITO QUE QUER ATUAR NO DIREITO DE FAMÍLIA?

Ações em Direito de Família são constantes e possuem grande potencial em longo prazo, visto que sempre existirão relações familiares e potencias conflitos.

Conforme análise de desempenho de busca pela palavra chave “direito de família” no google o resultado foi uma média de 1.900 pesquisas por mês somente nessa palavra-chave.

Isso significa dizer que, em média, 64 pessoas buscam por essa palavra no Google por dia, e hoje com a facilidade do processo eletrônico é possível o advogado atuar em todo o Brasil.

Veja se faz sentido para você: Digamos que você consiga chegar até 10% das pessoas que pesquisam pelo tema “direito de família”, seriam 190 pessoas por mês. Desses talvez uns 100 entrem em contato com você.

Se você conseguir converter 10% das pessoas que entrarem em contato com você em contratos de prestação de serviços jurídicos você tem um potencial de 10 novas ações todos os meses, ou 120 ações por ano.

Num cálculo conservador 10 ações a R$ 1.000,00 cada seriam R$ 10.000,00 (dez mil) por mês.

O Direito de Família está diretamente ligado e relacionado com a vida das pessoas e em diversas situações recorrentes no diaadia.

VALE A PENA INVESTIR EM ESPECIALIZAÇÕES OU MENTORIAS?

Especializações e mentorias tem um grande potencial de alavancar sua carreira a fazer com que você se destaque de seus concorrentes.

O operador de direito que pretende atuar no direito de família precisa estar familiarizado com as particularidades desse ramo do direito, por isso é fundamental o investimento em especialização (latu e strictu sensu) e mentorias direcionadas como forma de agregar valor ao currículo do profissional e demonstrando um diferencial competitivo.

Para a atuação séria, profissional e competitiva no mercado de trabalho é fundamental o aperfeiçoamento técnico e pessoal do profissional de direito.

Portanto, vale a pena sim investir em especializações e mentorias.

Inscrições abertas:


👋👋👋👋 Oficina de Direito de Família. Totalmente online, início imediato, turmas finais de 2021!!!!! Saiba mais AQUI. ✔️✔️✔️✔️✔️✔️


👉👉 Direito das Sucessões. Curso online com 70h de conteúdos em vídeo para assistir quando e onde quiser. Venha conhecer uma super condição e inscreva-se nesse curso agora mesmo clicando AQUI.✔️✔️✔️✔️✔️✔️

Veja também:


>>>> Combo Essencial Advogado - 11 documentos básicos e essenciais que qualquer advogado ou advogada necessita para o seu diaadia + suporte + 1 brinde exclusivo. Clique e saiba mais!


Marketing Jurídico Digital - Qual a melhor estratégia?

Muitos colegas de direito acham que marketing jurídico é uma coisa difícil de fazer e também ficam com receio de serem processados no Tribunal de Ética da OAB por conta de publicidade indevida.

Pensando nisso eu resolvi escrever esse e-book sobre Marketing Jurídico Digital onde vou te mostrar como você pode começar a fazer publicidade e propaganda da sua advocacia.

Aproveite uma condição especial de lançamento onde você levará junto um super bônus: E-book Guia de Treinamento em Instagram Marketing. Conheça essa oportunidade AQUI.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)