Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mantido acolhimento institucional de crianças em situação de risco por conduta imprópria da mãe

Publicado por Rafael Lemos
há 2 anos


Não é do melhor interesse da criança e do adolescente o acolhimento temporário em abrigo institucional, em detrimento do convívio familiar, salvo quando há evidente risco à sua integridade física ou psíquica.

Com base nesse entendimento, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, manteve o abrigamento em instituição de três crianças e uma adolescente colocadas em situação de risco, em virtude dos fortes indícios de comportamento voltado para o crime por parte da mulher com quem moravam – avó de um deles e mãe dos demais.

Segundo o relator do caso, ministro Moura Ribeiro, em ações que envolvem crianças e adolescentes, a atuação do aplicador da lei deve se orientar pelo atendimento do seu melhor interesse e pela garantia à sua proteção integral.


>>>> Advogado 10x Essencial 4.0 - Tenha novos clientes no seu escritório de advocacia.


Acolhimento institucional deve ser medida excepcional


O recolhimento dos menores foi determinado nos autos de ação de busca e apreensão ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, após o conselho tutelar alertar que eles estariam em situação de risco devido ao comportamento da mãe – acusada de estelionato, comunicação falsa de crime e furto.

O ministro Moura Ribeiro observou que a jurisprudência do STJ, em observância ao princípio da proteção integral e prioritária, previsto na Constitucional Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA), consolidou-se no sentido de dar preferência ao acolhimento familiar em detrimento da colocação do menor em abrigo institucional, quando não houver evidente risco à sua integridade.

O magistrado destacou que o acolhimento institucional é medida de natureza excepcional, devendo ser prestigiada, sempre que possível, a permanência do menor em um ambiente seguro de natureza familiar.

Menores teriam sido utilizados na prática de furtos


Todavia, no caso julgado – ressaltou o ministro –, são fortes os indícios de que os menores estavam em situação concreta de risco sob os cuidados da mãe e avó, que, segundo o processo, apresenta comportamento emocional instável e voltado para o crime, havendo notícia de que ela teria utilizado as crianças em furtos, além de ser negligente com sua saúde e educação.

Assim, apontou o relator, a jurisprudência do STJ preceitua que, havendo fortes indícios de situação de risco em decorrência de comportamento impróprio ou ilícito dos pais, é preciso manter o abrigamento institucional.

"O melhor interesse das crianças e da adolescente, no momento atual, é se manterem no abrigo, no qual ainda estão juntas, preservando os laços afetivos e participando de programas para que, no futuro, possam voltar para a família", concluiu Moura Ribeiro.

O número deste processo não é divulgado em razão de segredo judicial.

Fonte: STJ.

Foto ilustrativa by Pixabay.

Se você precisa de um advogado em Direito de Família fale comigo pelo WhatsApp.


Me siga no INSTAGRAM e fique atualizado em Direito de Família e Processo Civil.

Visite meu site AQUI.

  • Sobre o autorEspecialista em Processo Civil e Direito Civil
  • Publicações111
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantido-acolhimento-institucional-de-criancas-em-situacao-de-risco-por-conduta-impropria-da-mae/1407346892

Informações relacionadas

Beatriz Sales, Advogado
Artigoshá 3 anos

Princípio da isonomia

Petição - Ação Acidente de Trânsito

Ana Karolina Lima, Advogado
Artigoshá 3 anos

Igualdade Formal x Igualdade Material

Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Peça de Denunciação da Lide

Agência Brasil
Notíciashá 9 anos

PF prende líderes de seita religiosa que escravizava fiéis

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)